O Projeto AproximaR – Produzir e Consumir Localmente é financiado pelo PDR 2020 /Rede Rural Nacional (RRN), Área de Intervenção 3 – Divulgação de informação e facilitação de processos para acompanhamento e avaliação das políticas de Desenvolvimento Rural (DR).

Coordenação: Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L. (CONFAGRI)

Entidades parceiras: Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Instituto Superior de Agronomia (ISA), Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia (A2S) e Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

Enquadramento

A possibilidade de comprar produtos locais diretamente ao produtor é, para muitos consumidores, a forma mais satisfatória de garantir a qualidade, rastreabilidade e autenticidade dos produtos e uma maneira de apoiar a economia local. A comunicação entre produtores e consumidores permite criar confiança mútua e diferenciar os produtos locais dos restantes, acrescentando-lhes valor económico, ambiental e social.

No PDR 2020, os GAL são responsáveis pelo apoio à criação e dinamização destes Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA). Muitas têm sido as dúvidas, quer de agentes de desenvolvimento rural, quer de produtores sobre a criação de um circuito curto e exigências legais e processuais para a comercialização de produtos agroalimentares em Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA). Assim, as entidades envolvidas no AproximaR consideraram relevante criar condições para a dinamização de Circuitos Curtos Agroalimentares, com as prioridades definidas pelo Grupo de Trabalho — Circuitos Curtos Agroalimentares da Rede Rural Nacional, em que todos os parceiros participaram ativamente, incluindo ao nível da Coordenação dos trabalhos.

Circuitos Curtos Agroalimentares: Percursos e Definições na União Europeia

Objetivos

  • Contribuir para a boa aplicação, acompanhamento e avaliação das Políticas de DR ao nível de conhecimento e dinamização dos CCA, em particular por:
    • Desenvolvimento de estudos de caso representativos das modalidades de CCA;
    • Identificação, caracterização e mapeamento de “boas práticas” de modalidades de CCA;
    • Capitalização de experiências relevantes de CCA em Portugal e na Europa;
    • Realização de Grupos focais com peritos nacionais e internacionais;
    • Desenvolvimento de guias de apoio à:
      • criação de CCA;
      • comercialização produtos agroalimentares em CCA
  • Transferir “boas práticas” e novos conhecimentos para qualificar a intervenção de agentes de DR e produtores, através da criação de uma plataforma agregadora dos conteúdos e informação desenvolvida pela parceria.

Metodologia

  • “Boas práticas” de CCA em Portugal e na UE: recolha através de fontes de informação secundárias (internet, revistas, etc), nas principais modalidades: Cabazes, Venda na Exploração, Mercados de Locais de Produtores (MLP) e Restauração Coletiva (RC). Em Portugal, também entrevista presencial a experiências e “boas práticas” (três por cada modalidade de CCA), visando apurar principais problemas/entraves e vantagens/oportunidades. Serão realizados quatro vídeos, registando um caso de “boas práticas” em cada modalidade de CCA. Os mesmos estão previstos realizar em setembro, estando os mesmos a ser agendados pelos parceiros.
  • Realização de grupos focais com peritos nacionais e internacionais na temática dos MLP e RC.
  • Realização de dois estudos de caso de CCA, nas modalidades de MP e RC, localizados na Região Saloia. Realização de Guias, para clarificar legal e processualmente a comercialização de produtos em CCA, com base no levantamento da legislação nacional e comunitária existente.
  • Os produtos finais do AproximaR (caracterização dos CCA, Guias, estudos de caso e vídeos) são disponibilizados em plataforma alojada no sítio da RRN

Equipa

Entidade Coordenadora
geral@confagri.pt