O Projeto AproximaR – Produzir e Consumir Localmente é financiado pelo PDR 2020 /Rede Rural Nacional (RRN), Área de Intervenção 3 – Divulgação de informação e facilitação de processos para acompanhamento e avaliação das políticas de Desenvolvimento Rural (DR).
Coordenação: Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, C.C.R.L. (CONFAGRI)
Entidades parceiras: Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Instituto Superior de Agronomia (ISA), Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia (A2S) e Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).
A possibilidade de comprar produtos locais diretamente ao produtor é, para muitos consumidores, a forma mais satisfatória de garantir a qualidade, rastreabilidade e autenticidade dos produtos e uma maneira de apoiar a economia local. A comunicação entre produtores e consumidores permite criar confiança mútua e diferenciar os produtos locais dos restantes, acrescentando-lhes valor económico, ambiental e social.
No PDR 2020, os GAL são responsáveis pelo apoio à criação e dinamização destes Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA). Muitas têm sido as dúvidas, quer de agentes de desenvolvimento rural, quer de produtores sobre a criação de um circuito curto e exigências legais e processuais para a comercialização de produtos agroalimentares em Circuitos Curtos Agroalimentares (CCA). Assim, as entidades envolvidas no AproximaR consideraram relevante criar condições para a dinamização de Circuitos Curtos Agroalimentares, com as prioridades definidas pelo Grupo de Trabalho — Circuitos Curtos Agroalimentares da Rede Rural Nacional, em que todos os parceiros participaram ativamente, incluindo ao nível da Coordenação dos trabalhos.
Circuitos Curtos Agroalimentares: Percursos e Definições na União Europeia