Grupos Focais

Restauração Coletiva

Grupo Focal de Análise do “Guia para o abastecimento da restauração coletiva através de circuitos curtos”

A 5 de novembro realizou-se, on-line, o Grupo Focal (GF) sobre “abastecimento da restauração coletiva através de circuitos curtos” com o objetivo de analisar com os participantes a versão preliminar do guia elaborado no âmbito do projeto e recolher contributos para o adequar às necessidades das instituições envolvidas na gestão da restauração coletiva.

A representante da CONFAGRI enquadrou esta atividade nos objetivos e Plano de Ação do Projeto AproximaR e a representante da DGADR apresentou os objetivos e metodologia da reunião. Relativamente ao Guia, salientou ainda os seus objetivos, destinatários e as opções seguidas para a abordagem deste tema e elaboração do Guia.

O debate foi muito participado e permitiu recolher contributos sobre: os conteúdos e utilidade do guia; clareza e acessibilidade dos conteúdos e por fim temas em falta ou a aprofundar futuramente.

Participaram no GF 22 participantes. Estes foram convidados pelo seu conhecimento e experiência na organização do abastecimento da restauração coletiva através de circuitos curtos e em particular na componente da contratação pública associada a este processo. Representaram as seguintes organizações:

CONFAGRI (1); DGADR (3); CNA (1); A2S (1); ESAC (1); APN (1); CM Torres Vedras (2); DGE (1); CM São Pedro Sul (1); Associação Trilho (1); Junta de Freguesia de Olivais (1); IN LOCO (3); CM Fundão (2); Km 0 Évora (2).

Participou ainda o Professor Nuno Cunha Rodrigues, coautor do Guia.

Mercados Locais de Produtores

Na manhã de 16 de novembro de 2021, realizou-se o Grupo Focal “Experiências relevantes na organização de Circuitos Curtos Agro-alimentares – Mercado Local de Produtores”, através da plataforma online ZOOM. A sessão foi destinada a parceiros do projeto e a convidados.

Objectivos:

  • capitalizar experiências de âmbito nacional e internacional;
  • alimentar o conteúdo do GUIA PARA A CRIAÇÃO DE MERCADOS LOCAIS DE PRODUTORES que apoiem pequenos e médios agricultores, a Agricultura Familiar e promovam as economias locais fortalecendo a Soberania Alimentar

O Grupo Focal contou com 21 participantes: parceiros do projeto AproximaR – Produzir e Consumir Localmente (CONFAGRI | CNA | DGADR | ESAC |A2S), municípios de: Lagos, Sintra e São Pedro do Sul, produtor agrícola (João Sousa), Sindicato Labrego Galego, CCPV-COAG, ADACB, FMT, ANIMAR.

A sessão foi bastante participativa por todos, havendo espaço de partilha dos principais entraves/dificuldades, vantagens/ oportunidades e boas práticas que ocorrem nos territórios, quer em Portugal quer em Espanha, contribuindo assim para a melhoria do Guia para a criação de Mercados Locais de Produtores (MLP).

Com os vários depoimentos, ficou percetível a importância dos MLP nos diversos municípios e que a sua implementação é crucial para a melhoria da alimentação da população com alimentos de qualidade e proximidade, enquanto garante escoamento do produto e melhores rendimentos a pequenos e médios agricultores. Mais uma vez, demonstra-se a importância dos circuitos curtos de comercialização e a necessidade de estes serem uma constante no mercado nacional.

Webinar Final

Parceria AproximaR apresenta as ferramentas disponíveis sobre Circuitos Curtos Agroalimentares em Webinar final

Os resultados e produtos do projeto "AproximaR – Produzir e Consumir Localmente" foram apresentados no Webinar realizado em plataforma Zoom, pela parceria do projeto, coordenada pela CONFAGRI.

A abertura contou com a intervenção da Coordenadora da Rede Rural Nacional, Custódia Correia, enquanto o encerramento, com o Secretário-Geral da CONFAGRI, Francisco Silva, e o Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rui Martinho.

Neste webinar, que contou com perto de 200 pessoas a assistir on-line, Cátia Rosas (CONFAGRI) apresentou as ferramentas disponíveis e Isabel Rodrigo (ISA) os principais conceitos harmonizados no projeto. Incluiu ainda uma mesa redonda constituída pela Eurodeputada Isabel Carvalhais, José Luís Ribeiro Dias (Presidente Cooperativa Agrícola de Valongo), Vereadora Susana Oliveira (Município de Penafiel), Presidente Artur Gregório (Associação In Loco) e Secretária-Geral Helena Real (Associação Portuguesa de Nutricionistas). Nesta, foram identificados os principais constrangimentos, potencialidades e boas práticas em execução de circuitos curtos agroalimentares (CCA). Também foram colocadas várias questões pelos participantes, esclarecidas no Webinar, com a moderação de José Diogo (A2S) e Laura Tarrafa (CNA). A apresentação geral do Webinar ficou a cargo de Isabel Dinis (ESAC).

Foi evidenciada a importância dos CCA, nomeadamente na contribuição para o processo necessário de transição alimentar e dinamização da economia local, ao nível da reorganização da oferta, da cadeia de valor e facilitando o acesso de públicos-alvo a dietas mais saudáveis.

A equipa espera que as ferramentas agora disponíveis possam constituir uma alavanca para futuros CCA de sucesso.

Assista aqui ao vídeo do Webinar final

Apresentações do Webinar Final:

Outros