Mapeamento de "Boas Práticas" por modalidade em Portugal

Após consensualização dos conceitos e metodologia de trabalho pela Parceria, foi elaborado um inquérito, de resposta online, com o objetivo de identificar, a nível nacional, experiências de circuitos curtos nas modalidades definidas pelo GT.

Para que o levantamento tivesse abrangência nacional, foi solicitada a colaboração de entidades como a ANMP, RRN, ANAFRE E FEDERAÇÃO MINHA TERRA para divulgação do inquérito junto dos seus membros. O Inquérito decorreu entre os dias 15 de maio e 30 junho

Figura 1 – Inquérito para levantamento a nível nacional de CCA e carta enviada às entidades

Deste inquérito, resultaram 151 respostas, enviadas por 98 entidades

Nº de Respostas por Tipo Entidade
Câmaras 51
Empresas e produtores Individuais 15
Juntas de Freguesia 10
Associações DR e outras 7
GAL 6
AMAP 4
Cooperativas 2
Organismos Público 2
Outros 1

que permitiram identificar possíveis 165 CCA, com a seguinte distribuição por modalidade:

  • Cabazes = 50
  • Venda na Exploração = 37
  • Mercado Local de Produtores = 61
  • Restauração Coletiva = 17

A Parceria definiu então os formulários dos inquéritos telefónicos a realizar aos promotores de cada modalidade, para confirmação e caraterização das experiências anteriormente identificadas.

Figura 2 - Modelo de inquérito por questionário, a aplicar por contacto telefónico, para Identificação e Caracterização do CCA na modalidade Venda na Exploração

Para recolha e sistematização da informação recolhida nos inquéritos, foram criados 4 GOOGLE FORMS (por modalidade analisada). A análise dos dados permitiu identificar e mapear exemplos de Boas Práticas de CCA no nosso país, que se encontram ativas. No caso da Restauração Coletiva considerou-se que o GOOGLE FORM não permitia caracterizar em detalhe as experiências identificadas pelo que foi elaborado um Guião de Entrevista.

Desta fase de inquérito, foram preenchidos 87 formulários (vide anexo, com evidências dos formulários já preenchidos), com a seguinte distribuição por modalidade:

  • Cabazes = 24
  • Venda na Exploração = 16
  • Mercado Local de Produtores = 29 (1, estudo de caso)
  • Restauração Coletiva = 18 (1 estudo de caso)

Relativamente à Restauração Coletiva, dos contactos com estes e outros promotores de experiências posteriormente identificadas (30 no total), resultou a confirmação de 16 CCA desta modalidade. Para 9 delas foi possível obter informação que permitiu caraterizá-las de forma detalhada. Para as restantes 7, não foi possível fazê-lo, por falha no envio de informação ou por suspensão do abastecimento em resultado do COVID-19.

No caso dos MLP, tendo presentes os inquéritos realizados (n=29), e após eliminação de três deles por encerramento, é possível considerar, de forma otimista, os seguintes (à data da realização dos mesmos):

  • 26 mercados, que, de alguma forma, se aproximam do que se poderá considerar como MLPias":
    • Amares, Braga, Cadaval, Castro Marim, Chaves, Évora (2), Faro, Figueira de Castelo Rodrigo, Gondomar, Gouveia, Idanha-a-Nova, Lagos, Loulé, Mação+Oleiros+Proença-a-Nova+Sertã+Vila de Rei, Montemor-o-Novo, Moura, Odemira, Paços de Ferreira, Proença-a-Nova, Reguengos de Monsaraz, São Pedro do Sul, Sintra, Vila Nova de Gaia, Vila Real;
    • Angra do Heroísmo
  • 12 deles próximo do que poderão ser “boas práticas”:
    • Cadaval, Chaves, Évora (2), Lagos, Mação+Oleiros+Proença-a-Nova+Sertã+Vila de Rei, Montemor-o-Novo, Odemira, São Pedro do Sul, Sintra, Vila Nova de Gaia;
    • Angra do Heroísmo...